Fundado em 2007, El Enemigo é o projeto pessoal de Alejandro Vigil, enólogo chefe de Catena Zapata, e de Adrianna Catena, filha mais nova de Nicolás Catena.
Tendo à sua disposição uma ampla gama dos melhores vinhedos da região de Mendoza — pertencentes à família Catena — Alejandro Vigil selecionou parcelas específicas das uvas que pudessem dar origem a vinhos com uma personalidade distinta dos talhados por ele em Catena Zapata.
O Gran Enemigo Single Vineyard Gualtallary nunca decepciona. Sai safra, entra safra e ele se mantém entre os grandes vinhos tintos do mundo na atualidade.
Talvez a maior criação do genial enólogo Alejandro Vigil, o El Gran Enemigo Single Vineyard Gualtallary é elaborado com uvas de um vinhedo único, plantado a 1.470 de altitude de em Gualtallary, em Tupungato. A densidade do vinhedo é de impressionantes 1000 plantas hectare, que confere às uvas, colhidas em sete etapas distintas, uma impressionante concentração. Segundo Robert Parker, que classificou o vinho com 98+ pontos a mais alta nota já concedida a um Cabernet Franc e a mais alta entre os 844 vinhos degustados o vinho combina a profundidade e austeridade do Château Lafleur com a acidez de um Madeira antigo. Segundo o crítico, por sua qualidade impressionante, o vinho é uma verdadeira pechincha, capaz de envelhecer por muitos e muitos anos. A produção é minúscula pouco mais de 230 caixas para todo o mundo.
Produtor: Bodega Aleanna
País / Região: Argentina / Mendoza
Descrição: A cor roxa profunda com bordas violetas e reflexos azulados demonstram que ainda é um vinho jovem. Na taça, ao girar percebemos densidade e concentração muito elevadas. No nariz é possível lembrar incisivamente cereja e groselha doces e frescas, numa segunda camada madeira e cravo. Na boca uma superestrutura eletrizante com acidez, taninos e doçura todos evidentes e numa desarmonia “pós-moderna” e proposital marcando o estilo. Ainda é possível perceber um frescor que se prolonga em persistência juntamente com nuances de anis, especiarias, frutas tropicais, amora (marcante) e mais frutas vermelhas. Ao final um gosto levemente amargo que também persiste junto com um suave defumado. Literalmente, um caos harmônico. Parece que é tão denso e voluptuoso que te faz descer até o inferno, mas tão harmônico e sincero que te faz perceber que o inferno na verdade é o paraíso. Um vinho delicioso.
Castas: 85% Cabernet Franc, 15% Malbec – Colheita manual e selecionada.
Evolução: O vinho matura por 15 meses em foudres de 100 anos.
Grad. Alcoólica: 13,9%
Consumo ideal: Até 2030
Gastronomia: Cordeiro marroquino, pappardelle ao funghi e jamón, empanadas cordobesas, filé de peito de pato grelhado com manteiga de ervas, berinjela recheada com cogumelos, queijos duros.
Premios:
Robert Parker - 99 Pontos
James Suckling - 96 Pontos
VIVINO - 4.6
A Wineface oferece aos clientes vinhos com preço de importadora, aliado a um atendimento personalizado, rápido e eficaz. Não importa em qual lugar você esteja, entregamos em todo o Brasil.