Nos anos vinte, estudante em Pisa, Mario Incisa Della Rocchetta sonhava em criar um vinho de raça. O ideal era representado por grandes vinhos de Bordeaux. Depois de diversos experimentos com vários tipos de uva a decisão foi tomada escolhendo a Cabernet Sauvignon pela semelhança que tinha entre a região de Bolgheri na Toscana e a região de Graves em Bordeaux. O nome Sassicaia vem mesmo da constituição do terreno pedregoso ou “sassoso”, daí Sassicaia ou lugar pedregoso.
O primeiro vinhedo de Mario Incisa é hoje considerado o berço do Cabernet italiano. Um vinho composto prevalentemente desta uva francesa representando na época uma grande mudança na cultura toscana e piemontesa do Sangiovese e da Nebbiolo, tanto que as primeiras opiniões não eram positivas: os complexos vinhos obtidos da Cabernet Sauvignon necessitavam de um tempo para estruturar-se. De 1948 a 1960 o Sassicaia foi bebido somente na Tenuta, mas a cada ano poucas caixas eram postas para envelhecer nas adegas de Castiglioncello. O Marquês se deu conta que com o tempo seu vinho melhorava, pois aquilo que antes eram considerados defeitos com o tempo foram se tornando virtudes. Em 1965 Mario plantou outros dois vinhedos de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc.
A safra de 1968 foi a primeira a ser comercializada no mercado com uma receptividade de um Bordeaux premier cru. Nos anos seguintes a cantina foi transferida para um local com temperatura controlada para a fermentação em tanques de aço inox e para o envelhecimento começaram a ser usadas barricas de carvalho francês. A safra de 1985 que alcançou pontuações altíssimas é um divisor de águas para o Sassicaia, pois deu visibilidade e reconhecimento internacional sendo considerada a partir daí por unanimidade um dos grandes vinhos italianos. A terra de Bolgheri continua a proporcionar ao mundo o Sassicaia, um vinho que tem alma nobre e a memória das pedras.
Guidalberto é o segundo vinho da Tenuta San Guido, abaixo do míto Sassicaia.
Produtor: Tenuta San Guido
País / Região: Itália / Toscana (Bolgheri)
Descrição: Apresenta cor vermelha rubi violáceo intensa e profunda. No nariz exibe uma paleta aromática complexa, fruta em evidência com notas balsâmicas sobre um fundo de frutas negras e chocolate. Na boca é um vinho expansivo e solidamente estruturado, sem conflito entre fruta e madeira. Um vinho de estilo francês com acento italiano. Fim de boca persistente, intensa, profunda e sem arestas.
Evolução: Passagem de 15 meses em barricas de carvalho francês e mais 6 meses em garrafa.
Uvas: 60% Cabernet Sauvignon e 40% Merlot
Grad. Alcoólica: 14,5%
Consumo ideal: Até 2033
Gastronomia: Vinho perfeito para acompanhar queijos com sabores fortes e carnes vermelhas assadas.
Premiações:
Antonio Galoni - 93 Pontos
Wine Enthusiast - 92 Pontos
Robert Parker - 92 Pontos
A Wineface oferece aos clientes vinhos com preço de importadora, aliado a um atendimento personalizado, rápido e eficaz. Não importa em qual lugar você esteja, entregamos em todo o Brasil.