O Château Teyssier é um Grand Cru de Saint-Émilion cuja história remonta ao ano de 1700. Jonathan Maltus comprou a propriedade em 1994, com o vinhedo de 5,5 hectares na comunidade de Vignonet, na planície de Saint-Émilion. Hoje, os vinhedos se estendem por 50 hectares, com boa parte em Crus Classés.
Aos 35 anos de idade, o inglês Jonathan Maltus decidiu deixar a carreira de engenheiro para se tornar viticultor em Saint-Émilion.
Agregou diversos pequenos vinhedos em locais privilegiados da denominação e construiu uma vinícola de última geração, onde produz uma gama invejável de vinhos, que chega ao mais alto nível da região com o fantástico Grand Cru Le Dôme (a safra 2010 recebeu 100 pontos do crítico Robert Parker). Seus vinhos são longevos e elegantes, com concentração, intensidade e equilíbrio.
Jonathan Maltus ficou famoso durante o movimento de "garage" que cresceu em torno de Saint-Émilion nos anos 1990. Impulsionado pela democratização da margem direita por Robert Parker Jr., vinicultores com recursos inferiores aos Crus Classés competiram fazendo vinhos modernos em estilo e ainda mais influenciados pela Borgonha que por Bordeaux, principalmente pela vinificação. Essas técnicas, incluindo seleção apurada de frutos, uso de borras e movimentação por gravidade, se tornaram obrigatórias para qualquer vinícola que queria produzir vinhos de qualidade. O termo "garagista" inicialmente não pretendia ser uma referencia positiva - descrevendo mais o tamanho dos espaços para as pequenas produções - mas se tornou um símbolo de qualidade artesanal. A partir daí, o papel de Saint-Émilion de ser o motor de mudanças para a produção de grandes vinhos se apoiou bastante em Jonathan Maltus, seguido por vinicultores de todo o mundo.
Produtor: Château Teyssier
País / Região: França / Bordeaux (Saint-Émilion)
Descrição: O Château Pezat é produzido em um vinhedo homônimo, localizado próximo a Saint-Émilion. Apresenta cor rubi intensa com reflexos violáceos. No nariz é rico em aromas com pronunciadas notas de ameixa preta, amoras, morangos e frutas do bosque. Em boca é rico, saboroso, e equilibrado, com corpo médio, taninos sedosos e final amplo, fresco e muito agradável.
Castas: 85% Merlot, 15% Cabernet Franc (Colheita manual e rigorosa seleção de caixos)
Evolução: Passagem de 12 meses em barricas de carvalho, sendo 20% novas.
Grad. Alcoólica: 14%
Consumo ideal: Até 2024
Gastronomia: Carnes vermelhas grelhadas e assadas com molhos de média intensidade, preparações a base de carnes de cordeiro, massas com molhos intensos e queijos curados
Premiação:
VIVINO - 4.0
James Suckling - 90 Pontos
* Robert Paker descreveu o Pezat Supérieur assim: " - Este é axatamente o vinho que o mercado quer. "
A Wineface oferece aos clientes vinhos com preço de importadora, aliado a um atendimento personalizado, rápido e eficaz. Não importa em qual lugar você esteja, entregamos em todo o Brasil.