Considerada uma das mais belas vinícolas do mundo, a Rippon fica em Lake Wanaka, Central Otago, e foi pioneira nessa que é hoje a mais dinâmica e efervescente região vitivinícola do país. Os Pinots da Rippon, em estilo clássico, ajudaram a consolidar a fama da Nova Zelândia como exponencial produtora dessa variedade. Seus brancos, de Riesling e Gewürztraminer, são elegantes e típicos. Desde 2002 a Rippon é conduzida por Nick Mills, filho dos fundadores, graduado em enologia e viticultura em Beaune, Borgonha. Nick conta com a ajuda dos irmãos e da esposa, Jo Mills, para cuidar dos negócios da família. A Rippon possui 15 ha de vinhedos, cultivados pelo método biodinâmico, sendo 8 ha de Pinot Noir.
Em 1974, Lois e Rolfe Mills se mudaram para a fazenda da família em Wanaka. Apesar das diversas opiniões negativas dos especialistas viticultores da época, os dados de clima que Rolf coletara deram o embasamento para que eles plantassem o primeiro vinhedo comercial em 1982. Foram muitos anos de monitoramento de padrões de clima, níveis de açúcar e de diferentes variedades de uvas que pudessem se adaptar à área. Ao longo desses anos de observação empírica e científica, as uvas Pinot Noir, Riesling, Gewürztraminer e Sauvignon Blanc rapidamente saltaram à frente como as variedades mais adequadas para produção. A partir de 2002, Nick Mills se juntou aos negócios da família. O nome Rippon é um sobrenome de uma antepassada de Rolfe, Emma Rippon, nascida na Inglaterra e que se mudou para a Austrália em 1850.
Devido à sua localização a 45º sul de latitude e a altitude de 330 metros, os vinhedos em Central Otago produzem variedades típicas de clima frio, que são trabalhadas de maneira biodinâmica pela Rippon. Central Otago é a região vinícola mais ao sul do planeta e no inverno as temperaturas podem cair abaixo de -5 ºC durante a noite.
Produtor: Rippon Vineyard and Winery - Biodiâmico
País / Região: Nova Zelândia / Central Otago (Ilha Sul)
Descrição: Apresenta cor rubi brilhante. No nariz exibe aromas frutados, com notas complexas de frutas negras, frutas vermelhas e nuances provindas do carvalho. Vinho adorável, redondo, de médio corpo, textura sedosa, com taninos muito finos e final longo e persistente. Vinhedo único, Rippon, localizado na margem ocidental da baia de Roy, Lake Wanaka, com diversas parcelas pequenas.
Casta: 100% Pinot Noir – Colheita Manual e rigorosa seleção de uvas.
Evolução: Passagem de 16 meses em barricas de carvalho francês
Grad. Alcoólica: 13,4%
Consumo ideal: Até 2030
Gastronomia: Filé de pato com gratin de batatas, codornas em sarcófago com molho perigourdine, risotto de funghi secchi, lombo de bacalhau confitado.
Curadoria de vinhos especiais para clientes que valorizam grandes produtores, safras marcantes, procedência e atendimento personalizado.